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Dormentes – Ferrovias

Descrição

A produção de Dormentes Protendidos com Equipamentos WCH, garante flexibilidade, agilidade e economia, minimizando custos e gastos com mão de obra operacional. Os equipamentos são para a fabricação de Dormentes Protendidos com o sistema “pistas longas” pré-tracionadas  (long Line ).

A WCH realiza a consultoria necessária para auxiliar no processo de implantação de fábrica, desde o desenvolvimento do layout até o início de operação e produto.

Características

Com a Central de Concreto na extremidade  das pistas, a Máquina Alimentadora, pode facilmente  receber o concreto no topo da pista, ao longo da pista através de carro transportador de caçambas e ponte rolante ou pórtico, executando o lançamento ao longo  da pista.

A outra extremidade da pista será ocupada com Estação Desbobinadeira Móvel (depósito dos aços), e Equipamentos de Protensão.

É recomendável, a utilização  de um Carro Distribuidor de Fios para puxar os aços ao longo da  pista.

Após o  lançamento do concreto, a Plataforma de Vibração é acionada sobre as Fôrmas, fazendo a vibração dos dormentes. O acabamento superior dos Dormentes é executado manualmente.

Após a cura, a Máquina de Desformar  Fôrmas ( manipuladora ) abaixa os moldes, ficando os Dormentes presos nos aços de Protensão  e posteriormente  calçados com madeira. Depois do corte dos aços,  os Dormentes são  retirados com pinças e levados para o estoque intermediário, onde  receberão inspeção e acabamento final nas sobras dos aços de Protensão nos topos dos dormentes.

Em função da quantidade diária de dormentes a ser produzido, deve-se prever  as quantidades de pistas, fôrmas, cabaceiras,  apoios de desprotensão, cunhas e portas-cunha.

Aplicação

Vantagens dos Dormentes em Concreto Protendido:

  • Maior vida útil aos dormentes, com menor reposição ao longo do tempo ( duas vezes superior ao de madeira).
  • Menor quantidade por quilômetro de via.
  • Menor custo de manutenção.
  • Não são inflamáveis e não estão sujeitos a destruição por fungos, insetos e corrosão.
  • São fracos condutores de eletricidade e podem ser facilmente isolados dos trilhos.
  • Não se deterioram quando armazenados e exigem menor área.